Com o apelo por uma internet mais segura, os navegadores passaram a destacar de forma negativa os sites que não possuem um certificado SSL, exibindo mensagens como “SITE NÃO SEGURO” entre outras mensagens que prejudicam a imagem do proprietário daquele conteúdo.
Da mesma forma, buscadores como o Google passaram a dar preferência para sites na sua versão segura (HTTPS) fazendo com que, sites que já possuíam uma boa posição nos termos de pesquisa, perdessem posições, por não cumprirem este requisito.
Como não existe um local mais dinâmico do que a internet, é preciso estar sempre pronto para mudanças, para garantir que o seu conteúdo, marca ou empresa não seja prejudicada.
Normalmente observamos pessoas e empresas lamentando as mudanças, mas a cada mudança, nasce uma oportunidade de ganhar posições que estão sendo ocupadas pelos seus concorrentes.
Mas como tirar proveito dessas mudanças?
Uma visão pró-ativa sobre estas mudanças, faz com que o seu conteúdo tire proveito dessas mudanças e isso só é possível estando atento e aberto a informações que norteiam as mudanças já ocorridas e as que já estão em vista de ocorrer.
No caso do Certificado SSL, já passou da hora de você ter o seu. Para saber se o seu está instalado, abra qualquer navegador e digite https:// e o nome do seu domínio (Ex.: https://www.indexhosting.com.br), verificando se o site irá abrir corretamente, como na imagem abaixo:

Se você conseguiu abrir o seu site corretamente, o seu Certifica SSL está instalado e funcionando corretamente. Esta é uma ótima notícia, mas se você recebe qualquer tipo de mensagem que não o seu site, há algum problema com o certificado, ou o seu site não possui um.
Aqui na Index Hosting, fornecemos um Certificado SSL como cortesia para todos os clientes com sites hospedados em nossos servidores e você pode contratar ou migrar o seu site para a Index Hosting ao acessar o site www.indexhosting.com.br e contratar o seu plano de Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem, Servidor Dedicado ou VPS.
Agora que você já conhece a importância estratégica do Certificado SSL e do protocolo HTTPS para o seu site e já possui o seu Certificado, vamos ensinar você a como aprimorá-lo fazendo com que todos os acessos sejam redirecionados automaticamente para HTTPS, mas isso fica para o próximo post.
Até lá!